quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Para todos os papás do mundo!...

"O que todos os pais e educadores devem saber…


Não me dês tudo o que peço.
Às vezes peço apenas para obter, para compensar, para chamar a atenção.

Não me dês ordens.
Se em vez de dar ordens me pedires as coisas com firmeza e carinho, eu faço-as rapidamente e com mais alegria.

Não me faças promessas.
Se me prometeres um prémio dá-mo mas se merecer um castigo, dá-mo igualmente.

Não me corrijas em frente aos outros.
Ensina-me a ser melhor quando estivermos sozinhos e com o teu exemplo.

Nunca me compares com ninguém, principalmente com os meus irmãos. Se me fizeres sentir pior que os outros eu sofrerei muito mais.

Não grites comigo. Respeito-te mais quando falas comigo, e não me faças gritar também.

Deixa-me andar pelos meus próprios pés, ter as minhas próprias emoções.
Se fizeres tudo por mim eu não serei capaz de ter a alegria de poder aprender.

Quando te enganares admite-o, pois a minha estima por ti crescerá e irá ensinar-me a reconhecer os meus próprios erros.

Trata-me com a mesma amabilidade e cordialidade com que tratas os teus amigos, assim, aprenderei o respeito e a amizade.

Aprendo muito a ver o teu comportamento diário diante de tudo, isso é a base de toda a formação do meu futuro carácter.

Quando eu estiver a atravessar momentos difíceis, ajuda-me, tenta compreender-me, demonstra o teu amor por mim.

Gosto de sentir que sou amado e preciso de segurança para crescer."

De facto, às vezes confunde-se corrigir com deixar de gostar quando deveria sentir-se exactamente ao contrário. Se tentamos que os nossos filhos sigam uma linha padrão estamos a ajudá-los a fazer caminho, estamos a dar-lhes a mão para que nunca se percam...

Sem comentários:

Enviar um comentário